Num inesperado ambiente pandémico que vivemos durante este período, a consideração e até mesmo instalação de parques infantis de uso privado sofreu uma procura elevada. Mas será que os responsáveis por estes espaços estão cientes de todas as leis e normas de segurança que regulam os parques infantis?
A segurança dos mais novos é uma prioridade da City Care, por isso deixamos-lhe aqui algumas das normas de segurança e leis a cumprir relativas aos equipamentos instalados em parques infantis.
1. Manual de instruções
Todo e qualquer equipamento e piso (superfície de impacto) deve ser acompanhado de um manual de instruções de instalação e manutenção do mesmo, contendo indicações claras, descritas e ilustradas.
2. Segurança dos materiais
No que toca ao fabrico dos materiais, estes devem ser duráveis, resistentes e de fácil manutenção de forma a que os mais novos possam brincar num ambiente estável e seguro que não ponha em risco a sua segurança.
3. Segurança dos equipamentos de parques infantis
É comum em casa os pais terem em atenção questões como componentes pontiagudos, extremidades afiadas, superfícies rugosas, pregos ou fios de arame salientes, protegendo as mesmas com materiais específicos para o efeito ou outros, por isso na instalação e manutenção de parques infantis a história é a mesma. É necessário ter em atenção todo e qualquer elemento que possa constituir um perigo para os mais novos. Para além disso, os equipamentos devem também ser concebidos de forma a garantir proteção contra o aprisionamento de certas partes do corpo ou lesões provocadas por quedas.
A estabilidade e resistência das fundações para instalação destas estruturas é um aspeto muito importante a ter em conta na instalação de parques infantis.

Parque Infantil Braço de Prata
4. Requisitos de segurança para equipamentos específicos
Já todos nós andámos e deixamos os mais novos utilizar escorregas, baloiços, paredes de escalada, entres outros, mas será que estamos cientes das normas de segurança que devem ser aplicadas na instalação destas estruturas?
De forma a assegurar a segurança das crianças enquanto brincam nestes espaços, certifique-se que as seguintes normas estão a ser cumpridas:
- Nos escorregas: a velocidade de descida neste equipamento deve ser controlada através de uma redução de inclinação no final da trajetória de forma a evitar acidentes causados pelo ressalto e evitar que as crianças sejam projetadas para fora da trajetória;
- Nos Baloiços e equipamentos que incluam elementos de balanço: o mais importante é sempre garantir o amortecimento de quedas através de um pavimento concebido para o efeito;
- Piso e superfícies de impacto: como seria de esperar, os pisos e superfícies presentes nos parques infantis devem amortecer quedas e ter condições favoráveis de drenagem.
Estas são apenas algumas regras de segurança a ter em consideração na instalação de equipamentos para efeitos de entretenimento infantil. O não cumprimento destas normas pode levar ao pagamento de coimas bastante elevadas.
Certifique-se que o seu parque infantil é seguro para os mais novos com os nossos serviços de consultoria, e contacte-nos para que lhe possamos dar apoio e encontrar a melhor solução para o seu espaço, seja de Manutenção Preventiva, Reabilitação ou instalação de novos equipamentos, de acordo com a legislação em vigor.