Skip to main content

No passado mês de janeiro a Escola Básica Hortência Diogo Correia, em São Pedro do Estoril, contou com o apoio do Professor Carlos Neto para tornar o seu espaço exterior num “espaço para desafios e aprendizagem de competências fundamentais para o resto das vidas dos estudantes”.

 

Professor Carlos Neto

Chegado a Lisboa na casa dos 17 anos, após uma infância desafiante e aventureira em Leira, o Professor Carlos Neto inscreve-se na Escola de Educação Física na capital para começar aquela que seria uma carreira brilhante no mundo do desenvolvimento integral.

A sua primeira utopia começa quando termina a licenciatura e inicia o doutoramento. Com as suas recordações de infância, Carlo Neto percebe a urgência de se dedicar ao estudo que comprove a importância que a brincadeira tem nas vidas das crianças para o seu desenvolvimento e, principalmente, para a sua noção de risco e descoberta.

Numa conversa com a Câmara Municipal de Cascais, Carlos Neto refere que, ao brincar, as crianças “Aprendem a lidar com os próprios complexos, a resolver problemas, a comunicar. Ganham capacidade de autorregulação emocional, fundamental para o seu equilíbrio, autoestima e desenvolvimento. Sem a competência de relação com os outros dificilmente teremos crianças felizes, com sucesso do ponto de vista do empreendedorismo, com capacidade de adaptação a uma sociedade completamente diferente no futuro.”.

Com esta preocupação em mente, alerta também para o papel fundamental das escolas em “formar o cidadão novo” a adaptar-se ao futuro que os espera enquanto adultos na sociedade, e realça que brincar ajuda a estruturar todas as competências essenciais para o efeito.

Ciente da importância do papel das escolas para tal, o Professor Carlos Neto apoia a concessão do novo recreio da Escola Básica Hortência Diogo Correia em São Pedro do Estoril.

 

A Obra

Batizada como “O Canas” o espaço de jogo e recreio nesta escola básica contou com o apoio do professor para desenvolver aquele que seria um espaço para incentivar as crianças a desafiarem-se a elas próprias.

Com a premissa de “alargar o conceito de ambiente educativo para além da sala de aula”, neste recreio as crianças podem brincar em pontes de troncos em madeira complexas e vivem a experiência de um pneu enquanto baloiço, remetendo para os improvisos longínquos de quem não tinha acesso às infraestruturas modernas que existem atualmente nos parques infantis.

Com uma área vantajosa para que, quem usufrui do espaço, possa correr livremente, umas das estruturas principais é a teia de aranha enigmática que desafia a coordenação motora dos mais novos e estimula a sua noção de risco.

Veja o vídeo da inauguração deste Espaço de Jogo e Recreio aqui.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do Vereador da Educação, Frederico Pinho de Almeida, da Vereadora do Ambiente, Joana Balsemão, do Diretor do Agrupamento de Escolas da Alapraia, Luís Malta Teixeira e da Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Sónia Bernardo.

Atualmente os alunos já utilizam este espaço de jogo e recreio e o feedback recebido tem sido bastante positivo. Afinal de contas “crescer e brincar na natureza é essencial”, e estes alunos vivenciam esta afirmação no seu dia-a-dia.

 

Esta obra contou com a participação da Gaspar para concessão e fornecimento de materiais e com a CityCare para a sua devida instalação.

Vejo no nosso portfólio mais projetos em que a CityCare participou.